Nas obras de Averróis, muitas vezes é possível encontrarmos passagens que mostra a alta consideração que ele possuía por Aristóteles. Averróis chega até mesmo a considerar a doutrina de Aristóteles como uma soberana verdade e como o limite da especulação humana.
É a partir de tal admiração que Averróis desenvolve sua filosofia buscando restituir o que ele considerava o pensamento autêntico de Aristóteles, procurando compreender sua filosofia de modo rigoroso e sistemático.
Mesmo assim, devido a filosofia de Aristóteles possuir muitos pontos obscuros que outros pensadores não conseguiram desvendar, Averróis no seu esforço de extrair a verdadeira opinião de Aristóteles, acabou algumas vezes estabelecendo doutrinas que eram suas.
Referência: Ibn Rusd, o reformador. IN: ATTIE FILHO, Miguel. Falsafa: a filosofia entre os árabes: uma herança esquecida. São Paulo: Palas Athena, 2002, p. 300-332.
É a partir de tal admiração que Averróis desenvolve sua filosofia buscando restituir o que ele considerava o pensamento autêntico de Aristóteles, procurando compreender sua filosofia de modo rigoroso e sistemático.
Mesmo assim, devido a filosofia de Aristóteles possuir muitos pontos obscuros que outros pensadores não conseguiram desvendar, Averróis no seu esforço de extrair a verdadeira opinião de Aristóteles, acabou algumas vezes estabelecendo doutrinas que eram suas.
Referência: Ibn Rusd, o reformador. IN: ATTIE FILHO, Miguel. Falsafa: a filosofia entre os árabes: uma herança esquecida. São Paulo: Palas Athena, 2002, p. 300-332.
1 comentários:
AVICENA É ICONE COMO FLEXIBILIZADOR DAS RELAÇÕES DA KALAM E A FALSAFA MEDIEVAL.MANTENEDOR DA POSTURA DOUTRINÁRIA DO ALCORÃO E INTERPRETE VORAZ DE ARISTÓTELES. JUSTO! LUCIANO SANTANA
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