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Filosofia no Islã Medieval

A cosmovisão

     Para Averróis o universo é fechado e esférico, formado por uma série de esferas concêntricas cujo centro é a Terra, em torno da qual giram as órbitas celestes. Ele sugeriu que haveria 45 motores: 38 das esferas das estrelas fixas e dos planetas e sete dos movimentos diurnos das esferas móveis.
     A partir dessa divisão, haveria então uma hierarquia no universo que conteria em seu topo um Primeiro Motor Imóvel que seria Deus. Este seria a causa da existência da inteligência motriz da esfera dos fixos.
     O céu seria um ser que não nasce e não morre formado de uma matéria própria superior a das coisas sublunares, sendo o intermediário entre estas coisas e o Primeiro Motor na comunicação do movimento.
     Para rejeitar a idéia de que Deus teria criado o universo a partir do nada, ele sugeriu que as órbitas celestes seriam movidas pela a atração que a Inteligência suprema exerce sobre elas. O movimento das órbitas celestes seria determinado pela sua causa final. Assim, Deus e o mundo teriam um começo eterno.

Referência: Ibn Rusd, o reformador. IN: ATTIE FILHO, Miguel. Falsafa: a filosofia entre os árabes: uma herança esquecida. São Paulo: Palas Athena, 2002, p. 300-332.

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Marcadores: averroes, averróis, céu, cosmovisão, Deus, falsafa, filosofia, filosofia islamica, universo

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Quem é Averróis???

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Comenta Averróis
Averróis ou Ibn Rusd (Abu Al-Walid Muhammad Ibn Ahmad Ibn Rusd) (1126-1198) é um dos mais importantes filósofos islâmicos medievais. Estudou além de filosofia, medicina, direito islâmico, astronomia, teologia, matemática e outras ciências. Ficou conhecido por seus comentários a cerca da filosofia aristotélica travando importantes debates com Avicena, Algazel e Alfarabi. Este blog é um trabalho acadêmico desenvolvido pelos alunos Francisco Iran e Franklin Ferreira do curso de Licenciatura em Filosofia da UFPI.
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